quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Primeira manifestação pública contra nova praça de pedágio da Estrada do Coco acontecerá nesse sábado 28/02



Protestos contra a criação de uma praça de pedágio na nova Via Metropolitana, e possível mudança da praça instalada em Abrantes, o que faria com que os moradores de Camaçari, que hoje se utilizam da via alternativa de Cajazeiras, bem como os moradores de Vila de Abrantes e dos condomínios da região, teriam que pagar para ir até Lauro de Freitas ou para Salvador, são registrados desde o anúncio das obras, e devem aumentar, por conta da mobiliação das comunidades que serão afetadas pela nova via.

A primeira manifestação popular contra as mudanças anunciadas e seus efeitos aos moradores das localidades onde acontecerão as obras e a nova praça de cobrança de pedágio, acontecerá no próximo sábado(28/02), a partir das 9:00 horas, com concentração dos manifestantes na Praça da Matriz em Vila de Abrantes,seguindo para Estrada do Coco. 

A preocupação dos moradores da região é justa e pertinente, haja vista que o projeto da rodovia prevê uma praça de pedágio unidirecional operada pela Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador, sem onerar os usuários com a cobrança de novo pedágio além do já existente. Segundo o governador, outra opção que depende de consulta pública é deslocar a atual praça de pedágio. “A proposta, que ainda precisa ser analisada, é deslocar o pedágio existente no sentido Salvador [da BA-099] para o limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, mantendo apenas um pagamento de pedágio como existe hoje”, explicou Rui Costa.


Moradores da comunidade de Sucupió de Abrantes protestaram pela realização da obra.


A Concessionária Bahia Norte recebeu do governo do estado, em 14 de janeiro de 2015, a autorização para construir a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, entre a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099). Segundo o governo, a via expressa evitará congestionamento na área central de Lauro de Freitas, por veículos que circulam entre Salvador e as cidades do Litoral Norte. A Concessionária Bahia Norte, segundo fontes governamentais, entrará com um INVESTIMENTO de R$ 220 milhões.

Em contra partida a este INVESTIMENTO as operadoras do pedágio querem que a praça de cobrança, que hoje está instalada sentido Salvador, entre Jauá e Vila de Abrantes, seja removida até o limite dos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas.

Moradores daquela região, se reuniram na última sexta-feira (30/01), para organizar manifestações, com fechamento das pistas que cortam a rodovia, panfletagem, publicidade nas redes sociais, abaixo-assassinados e articulações políticas, junto a Assembleia Legislativa da Bahia(ALBA), Ministério Público e outros órgãos. 

Foram várias as manifestações dos presentes contra a mudança, como oneração do custo de produtos e trasportes, além do aumento dos gastos com o deslocamento da população que diariamente tem que se dirigir para Lauro de Freitas e Salvador, pois são mais próximo para os abrantenses realizarem atividades bancárias, mercados, faculdades e grandes escolas nas cidades vizinhas.

Vale lembrar que o ex-governador Jaques Wagner, tentou através do decreto de lei 12.458, do governo do estado, de 10/11/2010, desapropriar a área para a mudança da praça do pedágio da estrada do coco, o que resultou em manifestações que pararam toda a rodovia, com moradores de Abrantes interditando a pista sentido Salvador-Litoral Norte, exatamente na cabeceira da Ponte do Rio Joanes, limite entre as cidades, com manifestantes cartazes e faixas, onde se lia “Diga não à mudança do pedágio para o Joanes”. O Decreto Nº 15.159 de 28 de maio de 2014, no seu Art. 5º revogou o Decreto nº 12.458, de 10 de novembro de 2010. 



Por Ricardo Vieira








Fontes: Bocão News/Aratu Notícias/Bahia Alerta/Camaçarí Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário