segunda-feira, 14 de julho de 2014

ÍNDIO - figura icônica do centro da cidade.



Não tem quem passe pela Praça Martiniano Maia, principal praça do nosso município e não tenha pelo menos ouvido falar de Índio. Ou mesmo que não conheça uma determinada parte daquela praça como "Praça do Índio". Uma barraca bastante atípica das demais, quase uma selva no meio da cidade, que só poderia mesmo se chamar "Boteco do Índio".

O idealizador do diferente ambiente contou à nossa equipe que o objetivo principal do ambiente é moralizar uma praça, um resgate do interior e mostrar identidade de sua família. "Eu tenho uma praça, todo mundo chama essa praça próxima do meu boteco de Praça do Índio. Eu não sou dono da Praça Martiniano Maia, mas sou dono da Praça Ecológica Cultural do Índio" falou Índio.

Para Índio, praça de uma maneira geral é para mostrar coisas boas, por isso é tão importante ver com atenção as praças. Baseado nisso ele fala da desatenção, que segundo ele, o Poder Público tem com as praças locais, em especial com a que ele tem mais contato. "Atualmente ela está sem estrutura, não custava nada ter um ponto de energia. Meu sonho é que revitalizassem essa praça" contou Indio à nossa equipe.

“O poder público não me enxerga. Me tratam como se eu fosse um maluco e não enxergo que eu tenho causas, dizem que eu falo demais. Entro na Câmara para ver se eles me enxergam e nada. Não quero nada pra mim, quero que meu meio ambiente esteja bem para eu estar bem, apenas isso” falou Índio que acredita que tudo que faz chama atenção ou incomoda.

São 20 anos de Lauro de Freitas, 20 anos de histórias, muito valorizados por Índio, que salienta seu caráter cultural. "Eu sou o tempo todo cultura, já dei entrevista para importantes programas baianos, como: Bahia Revista; Mosaico; Aprovado e o antigo, Esta é a minha cidade” falou a conhecida figura em Lauro de Freitas. Índio considera que com seu espaço ele pode reacender a cultura indígena no nosso município. Ele também acredita que todo mundo que é filho de santo amaro de Ipitanga tem origem indígena e por isso reforça tanto as raízes indígenas no seu espaço.

Índio fala ainda com muito carinho do evento "Segunda sem álcool" que acontece toda segunda-feira às 19h30, na Praça do Índio. “Hoje os jovens que participam da Segunda são meus exemplos de postura social e cidadania na nossa cidade” conclui Índio. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário