quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Autorizada obra de via de ligação entre a rodovia CIA-Aeroporto e a Estrada do Coco que terá pedágio unilateral

Fonte: GOVBA

Foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) a ordem de serviço para a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, o que autoriza o início das obras da ligação entre a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099), nesta quarta-feira (14). A duração da obra está estimada em 18 meses e será executada pela Concessionária Bahia Norte, com investimento de R$ 220 milhões. A nova via oferecerá uma alternativa mais rápida no acesso ao Litoral Norte da Bahia através da Linha Verde, reduzindo o tráfego de veículos na região central de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com 11,2 km, a Via Metropolitana será composta por duas faixas, canteiro central e contará com um avançado sistema de operação e monitoramento. Uma praça de pedágio unidirecional será operada pela concessionária Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador. Durante a cerimônia de assinatura, o governador afirmou que a obra deve destravar o trecho urbano da Estrada do Coco em Lauro de Freitas. "Essa via vai facilitar a vida não só de quem mora em Lauro de Freitas, mas em Salvador e Camaçari, e em 18 meses teremos ela funcionando completamente, melhorando o tráfego em toda a região e o conforto dos turistas que nos visitam", disse Rui. A partir da CIA-Aeroporto, a via de contorno terá acesso com trevo e viaduto na altura do km 18, seguindo até a interligação com a BA-099 através de dois viadutos. Além de retirar o tráfego rodoviário de longa distância da área urbana de Lauro de Freitas, a Via Metropolitana vai incluir ainda um novo acesso à cidade por meio da Avenida Gerino de Souza, a Rua da Adutora.

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva agradeceu ao governador do Estado pela obra que dinamiza o tráfego na cidade. Paiva salientou que os 120 carros que passam por minuto no município terão uma alternativa a mais para trafegar. "Agradeço por esta via muito importante para nossa cidade, e grato ainda mais por esta ser a primeira grande obra entregue pelo governador Rui Costa", disse. Sobre o protesto de moradores da comunidade de Sucupio de Abrantes, Márcio Paiva foi incisivo: "não haverá aumento de pedágio, nem novo pedágio".


A Via Expressa Contorno de Lauro de Freitas, que vai ligar as rodovias CIA -Aeroporto (BA-526) e Estrada do Coco BA-099, com um acesso na Rua Gerino de Souza, será pedagiada, segundo informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). A cobrança do pedágio, porém, será unidirecional.

Terão que pagar pedágio os motoristas que vierem da Estrada do Coco no sentido CIA-Aeroporto. Já os condutores que vierem no sentido contrário não serão cobrados. 



Fonte: Correio da Bahia e Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário