quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lauro de Freitas entre as 116 cidades baianas que podem se beneficiar com a nova chamada para o programa federal Mais Médicos




No início do ano passado  alguns veículos de comunicação da Bahia, deram conta que a cidade de Lauro de Freitas estaria descredenciada  no Ministério da Saúde, o que seria o motivo da falta de médicos na rede de saúde e a prefeitura do município enviou uma nota à imprensa, em que segundo o secretário de Saúde, Bruno Garcia Barreto, a adesão ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e o Programa Mais Médicos, é opcional ao município e "de forma alguma obrigatória, sendo realizada esta adesão no ano de 2013, conforme publicação no site: http://provab.saude.gov.br/. No referido site, continua a nota, consta que o município de Lauro de Freitas está apto a receber médicos em 2014, e "portanto o município encontra-se devidamente cadastrado no Programa."


Passado o exercício 2014, o Ministério da Saúde divulgou  que vai ampliar o Programa Mais Médicos em 1.500 novos municípios brasileiros. Dessa forma, 116 cidades baianas integrarão a iniciativa no total, entre elas Lauro de Freitas, Camaçari, Catu, Eunápolis, Ilhéus, Salvador, entre outras. A seleção, que será aberta nesta sexta-feira (16), integra 424 cidades que ainda não participam do Mais Médicos. A lista de municípios foi divulgada a lista pelo Ministério das Saúde, nesta quinta-feira (15). Os municípios e os médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa. Foram priorizadas as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza e com IDH baixo e muito baixo. “A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Os médicos brasileiros continuarão tendo prioridade na seleção, e agora terão três chances de escolher o município em que querem atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades, de acordo com sua prioridade. Os candidatos concorrerão somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, poderá ter acesso às vagas remanescentes. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. Com informações de Ricardo Vieira.

Fonte: Ascom-Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário