domingo, 4 de janeiro de 2015

LAURO DE FREITAS RECEBE SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA DO PROGRAMA BAHIA ACOLHE




O governo Estadual promoveu entre os dias 17 a 19 de dezembro de 2014 o Seminário para Formação de profissionais que atuam com população em situação de rua em Lauro de Freitas. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura municipal de Lauro de Freitas através da SEMASCI - Secretaria de Ação Social na Central do Bolsa Família, reunindo pessoal da GM - Guarda Municipal, SEINFRA - Secretaria da Infraestrutura, GGIM - Gabiente de Gestão Integrada Municipal, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, SESA - Secretaria de Saúde, e do Projeto Consultório na Rua, além de representantes de entidades particulares e associações como as Aldeias S.O.S e Associação Restauração e Vida, como também comunidades terapêuticas e profissionais das áreas de saúde e assistência social.


O seminário faz parte de uma ação Governo da Bahia dentre os projetos para Política para a População em Situação de Rua, e visa o beneficiamento de pessoas que se encontram nesta condição, com a instalação do Comitê Intersetorial Estadual de Monitoramento e Acompanhamento das Políticas para a População de Rua e apresentação do Módulo de Formação do Programa Bahia Acolhe. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e pode minimizar os prejuízos sociais e resgatar da situação de invisibilidade milhares de pessoas que vivem à margem da sociedade.


Uma das ações para a implementação da Política Estadual é a reestruturação e ampliação da rede de acolhimento temporário, com transferência de recursos aos municípios. Entre os objetivos estão o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, emprego e renda, a implantação de centros de defesa dos direitos humanos e de referência especializados para a população em situação de rua e a articulação entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Saúde (SUS). Com informações de Ricardo Vieira.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário