O acesso à Linha Verde terá mais uma opção com a construção da Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, uma ligação entre a Rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099).
Com a nova via, não será preciso entrar em Lauro de Freitas para seguir para a Linha Verde; o objetivo é que o trânsito na região fique menos congestionado. A ordem de serviço da obra será assinada às 9h desta quarta-feira (14/01) pelo governador Rui Costa, durante cerimônia o Clube da Caixa Econômica.
A Concessionária Bahia Norte (CBN), que administra a BA-093, sistema de rodovias que inclui a região da Cia-Aeroporto e Via Parafuso, será responsável pela execução da obra e manutenção da via. O diretor de Comunicação da Concessionária, Cledson Castro, afirmou que a previsão é começar as obras no próximo mês.
A CBN explorará uma praça de pedágio no local. O pedágio na via será unilateral, ou seja, os motoristas que saem de Salvador não pagarão, já aqueles que vierem da Estrada do Coco sentido à rodovia, serão cobrados. O valor da tarifa será a mesma já cobrada na BA-093, R$1,60 para motos e R$3,20 para carros de passeio. “Não temos uma praça de pedágio para quem vem de Salvador, porque foi feito cálculo técnico em relação ao fluxo de veículos”, explica Castro. Segundo o diretor, trafegam diariamente na BA-093 aproximadamente 70 mil veículos por dia. Já na CIA-Aeroporto, cerca de 25 mil veículos. Castro ressaltou ainda os benefícios em ter uma rodovia pedagiada. “Quem trafegar por ela vai ter o atendimento hospitalar, socorro mecânico e todos os benefícios da BA-093”, destacou.
O acordo para a implantação do projeto havia sido assinado desde janeiro do ano passado, entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Lauro de Freitas e a Concessionária Bahia Norte (CBN), porém as obras não iniciaram. “Existe uma série de variáveis até a assinatura da ordem de serviço, tem as questões técnicas do projeto, licenciamento ambiental, questões de engenharia, desapropriação, análise de roteiro, impacto para as pessoas, custo da obra, então tudo isso é levado em conta até a assinatura”, justificou. Ele informou ainda que consta no projeto a desapropriação de algumas casas. “Já está em andamento o trabalho de identificação do local que será desapropriado, e tudo isso faz parte de projeto”, finalizou.
Fonte: Tribuna da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário