Aconteceu nesta quarta-feira (4), na Sede da Guarda Municipal em Itinga, a cerimônia oficial de encerramento do Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”, realizado no município, com foco em Itinga, durante os anos de 2010 e 2013.
O evento contou com a presença da Oficial dos projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Érica Massimo Machado, Guardas Municipais, personalidades políticas e sociedade civil, representantes do governo municipa, para fazer a entrega dos materiais de sistematização do Programa Conjunto da ONU – Uma memória do Programa, contada a partir do olhar dos participantes. O Caderno Municipal de Itinga retratará através de fotos, poemas e entrevistas as ações desenvolvidas pelas seis agências da ONU (UNODC, UNICEF, UNESCO, OIT, ONU-HABITAT e PNUD) que participaram da iniciativa.
Na cerimônia foram distribuídas Cartilhas do Plano Integral e Participativo de Convivência e Segurança Cidadã de Itinga, contendo oito guias metodológicos e o jogo “Fica Seguro”, o material é a sistematização do conceito de convivência e segurança cidadã aplicado nos três municípios onde o Programa Conjunto foi desenvolvido: Lauro de Freitas (BA), Contagem (MG) e Vitória (ES). Na cerimônia de entrega, os participantes poderão jogar o “Fica Seguro” e experimentar de forma lúdica a transformação de um território violento em um território de paz. Será distribuída também a Cartilha do Plano Integral e Participativo de Convivência e Segurança Cidadã de Itinga, um importante instrumento para o monitoramento das ações desenvolvidas no âmbito do Programa Conjunto.
Por Ricardo Vieira
Fonte: AGECOM/PMLF
Nenhum comentário:
Postar um comentário