Com ações de promoção à saúde nas escolas e acolhimento personalizado no SAC Educação, nas áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição, o Programa de Valorização do Professor, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vem se tornando importante ferramenta na busca pelo bem-estar do educador na rede estadual de ensino.
Criado em 2009 e abrangendo atualmente as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, na região metropolitana, o programa atendeu 14.270 professores, em 230 escolas, em 2014. Já no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no bairro do Comércio, foram registrados 3.795 atendimentos, entre 2011 e 2014.
“As visitas às escolas são realizadas por uma equipe, que desenvolve ações em grupos, com o objetivo de prevenir questões de saúde relacionadas à prática profissional dos professores, ligadas ao estresse físico e emocional”, explica a fisioterapeuta e coordenadora técnica do programa, Elisabete Dias Assunção.
De acordo com ela, dependendo da necessidade dos professores de cada unidade, eles são encaminhados para acolhimento individual no SAC Educação. “Alguns conseguem progredir rapidamente, mas outros precisam de um acompanhamento por um tempo maior”, diz a coordenadora.
Atendimento
No SAC Educação, o professor pode agendar o atendimento que está disponível de segunda a sexta-feira. “A ideia, nesse momento, é poder conversar com o professor e ouvir suas questões”, ressalta a psicóloga Ariana Vaz, que fala sobre o método do atendimento. “Caso o educador precise de assistência mais aprofundada, é encaminhado a algumas instituições de saúde parceiras”.
Também responsável pelo atendimento, a fisioterapeuta Luciana de Oliveira destaca a importância do programa. “Muitos professores chegam sem saber como proceder para resolver a sua questão. Às vezes, dicas de alongamento são suficientes, mas, quando há necessidade de algo mais específico, indicamos o tipo de exercício mais adequado”.
A fonoaudióloga Yara Pirajá ressalta a mudança de comportamento dos educadores. “Estou aqui desde o início das atividades e percebo que, antes, eles nos procuravam com algum problema na voz. Agora chegam querendo saber como prevenir”.
Benefícios
A professora de Língua Portuguesa, Dilma Gomes, do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, destaca os benefícios proporcionados pelo programa. “O mais interessante é que conseguimos melhorar nossa autoestima, pois, mesmo amando estar em sala de aula, há um desgaste natural da profissão. Com certeza esta é uma ação importante para a valorização do profissional de educação”.
“Tenho dez anos na rede estadual e acredito que esse acompanhamento poderá abrir uma nova visão para a prevenção e promoção da minha saúde”, disse na sua primeira consulta a professora de Geografia e Sociologia, Evanise Daltro. Ela ensina, no Colégio Estadual Zilma Gomes Parente de Barros, localizado na Avenida San Martin. Com informações da Secom/BA.
Criado em 2009 e abrangendo atualmente as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho, na região metropolitana, o programa atendeu 14.270 professores, em 230 escolas, em 2014. Já no SAC Educação, localizado no Instituto de Cacau, no bairro do Comércio, foram registrados 3.795 atendimentos, entre 2011 e 2014.
“As visitas às escolas são realizadas por uma equipe, que desenvolve ações em grupos, com o objetivo de prevenir questões de saúde relacionadas à prática profissional dos professores, ligadas ao estresse físico e emocional”, explica a fisioterapeuta e coordenadora técnica do programa, Elisabete Dias Assunção.
De acordo com ela, dependendo da necessidade dos professores de cada unidade, eles são encaminhados para acolhimento individual no SAC Educação. “Alguns conseguem progredir rapidamente, mas outros precisam de um acompanhamento por um tempo maior”, diz a coordenadora.
Atendimento
No SAC Educação, o professor pode agendar o atendimento que está disponível de segunda a sexta-feira. “A ideia, nesse momento, é poder conversar com o professor e ouvir suas questões”, ressalta a psicóloga Ariana Vaz, que fala sobre o método do atendimento. “Caso o educador precise de assistência mais aprofundada, é encaminhado a algumas instituições de saúde parceiras”.
Também responsável pelo atendimento, a fisioterapeuta Luciana de Oliveira destaca a importância do programa. “Muitos professores chegam sem saber como proceder para resolver a sua questão. Às vezes, dicas de alongamento são suficientes, mas, quando há necessidade de algo mais específico, indicamos o tipo de exercício mais adequado”.
A fonoaudióloga Yara Pirajá ressalta a mudança de comportamento dos educadores. “Estou aqui desde o início das atividades e percebo que, antes, eles nos procuravam com algum problema na voz. Agora chegam querendo saber como prevenir”.
Benefícios
A professora de Língua Portuguesa, Dilma Gomes, do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, destaca os benefícios proporcionados pelo programa. “O mais interessante é que conseguimos melhorar nossa autoestima, pois, mesmo amando estar em sala de aula, há um desgaste natural da profissão. Com certeza esta é uma ação importante para a valorização do profissional de educação”.
“Tenho dez anos na rede estadual e acredito que esse acompanhamento poderá abrir uma nova visão para a prevenção e promoção da minha saúde”, disse na sua primeira consulta a professora de Geografia e Sociologia, Evanise Daltro. Ela ensina, no Colégio Estadual Zilma Gomes Parente de Barros, localizado na Avenida San Martin. Com informações da Secom/BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário