"Vamos proteger o meio ambiente". Com o grito de guerra, vozes de 30 alunos da Escola Municipal Emerson Palmeira, localizada em Itinga, ecoaram na praia de Buraquinho, na manhã deste sábado (28). Integrantes da 5° edição do projeto "Passando o rodo nas Praias", eles recolheram lixo das areias e conversaram com barraqueiros e ambulantes sobre a importância em manter a limpeza do ecossistema. A ação seguiu com uma camingada até a praia de Vilas do Atlântico. De lá a meninada foi até a praia de Stella Maris onde participou de oficinas educativas, brincadeiras e se divertiu com música ao vivo.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Educação (Semed), a Pefeifura de Salvador, a Aquatro Comunicação e algumas empresas da iniciativa privada. Para Estefane Santana, 10 anos, aluna do 5°ano da rede Municipal de Ensino, o passeio pelas praias foi uma atividade muito importante. "Aqui estamos reforçando o que aprendemos na sala de aula. Lugar de lixo é no saco de lixo e não nas nossas praias", frisou a menina. Enquanto conduzia a garatoda, a diretora da escola, Nilza dos Santos, falava sobre os cuidados necessários para manter a praia limpa. "Hoje temos sofrido com a falta de água por que as pessoas não respeitam a natureza. Estamos aqui para ensinar aos nossos meninos que precisamos cuidar do meio ambiente. Lembrando que a escola tem papel fundamental nesse contexto de conscientização", disse enquanto distribuía sacos de lixo para que os meninos recolhessem resíduos das areias.
Segundo a prefeitura, o trabalho educativo tem sido alvo das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Emerson Palmeira, no primeiro semestre. De acordo com o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, o "Passando o rodo nas Praias" é uma iniciativa que se repete pelo quinto ano nas praias do município. "Tem dado muito certo. Na verdade aqui estendemos o trabalho de conscientização que já fazemos nas nossas escolas ao longo do ano", comentou o gestor. As crianças ganharam camisas, bonés e lanche, além de desfrutarem de uma manhã lúdica, com brincadeiras, roda de capoeira, oficinas e distribuição de brindes.
Fonte: AGECOM-PMLF
Nenhum comentário:
Postar um comentário