terça-feira, 3 de março de 2015

Manifestação contra mudança de pedágio engarrafa Estrada do Coco




Para protestarem contra mudanças de pedágio na Estrada do Coco, moradores da região fizeram uma caminhada na manhã deste sábado (28/02), que travou a rodovia nos dois sentidos por cerca de quatro horas. Somente no início da tarde, os manifestantes deixaram o local. 

A população protestava contra projeto que prevê a mudança de pedágio da CLN para Vilas de Abrantes, no km 10. Os manifestantes utilizaram carros de som e chegaram a ir à pé até a entrada do pedágio. Em um dos cartazes usados pelos manifestantes, eles elencam os prejuízos que a mudança pode acarretar, a exemplo de tarifas de coletivos mais caras, desvalorização de imóveis e aumento da insegurança.

A Concessionária Bahia Norte recebeu do governo do estado, em 14 de janeiro de 2015, a autorização para construir a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas, entre a rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) e a Estrada do Coco (BA-099). Segundo o governo, a via expressa evitará congestionamento na área central de Lauro de Freitas, por veículos que circulam entre Salvador e as cidades do Litoral Norte. A Concessionária Bahia Norte, segundo fontes governamentais, entrará com um investimento de R$ 220 milhões.

Em contra partida a este investimento, as operadoras do pedágio querem que a praça de cobrança, que hoje está instalada sentido Salvador, entre Jauá e Vila de Abrantes, seja removida até o limite dos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas.

A preocupação dos moradores da região é justa e pertinente, haja vista que o projeto da rodovia prevê uma praça de pedágio unidirecional operada pela Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador, sem onerar os usuários com a cobrança de novo pedágio além do já existente. Segundo o governador, outra opção que depende de consulta pública é deslocar a atual praça de pedágio. “A proposta, que ainda precisa ser analisada, é deslocar o pedágio existente no sentido Salvador [da BA-099] para o limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, mantendo apenas um pagamento de pedágio como existe hoje”, explicou Rui Costa.

Outras manifestações estão sendo organizadas, além de ações de ajuizamento na justiça, e pressão popular e política, como por exemplo uma audiência pública esta sendo marcada na Câmara Municipal de Camaçari para discutir o problema, como também articulações que começam a acontecer na Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, orquestradas pela oposição ao Governo.










Por Ricardo Vieira
Fotos: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário