segunda-feira, 9 de março de 2015

PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS EMITE NOTA SOBRE MOVIMENTO GREVISTA DE PROFESSORES




Nota de Esclarecimento:

Desde o fim da última semana, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), realizou uma assembléia e decretou “operação tartaruga”. Já nesta semana, na segunda e terça-feira (2 e 3) houve a paralisação dos profissionais de educação, prejudicando diretamente as crianças e jovens assistidos pela Rede Municipal de Ensino. É importante informar que no ofício encaminhado pela entidade aponta que tal medida dar-se pela falta de reformas estruturantes das unidades escolares, mobiliários para alunos e docentes e déficit de profissionais para funcionamento das escolas. Desta forma, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) esclarece que atualmente o quadro de professores, em sua maioria, é formado por profissionais em Educação efetivos. No mês de fevereiro a PMLF promoveu o Processo Seletivo Simplificado, por modelo de contratação temporária, para profissionais que atenderão de forma excepcional a necessidade da gestão, tendo 30 dias para divulgação do resultado e lotação dos aprovados. Sendo assim, a divulgação do resultado do Reda não implica diretamente nas voltas às aulas, visto que a gestão realizou um estudo logístico para que as crianças e jovens atendidos pela Rede Municipal de Ensino sejam abraçados pela Educação que a cada dia busca a excelência em Lauro de Freitas.


Sobre as estruturas das unidades escolares, a PMLF informa que há 10 anos não haviam reformas estruturantes nas escolas e durante o período do recesso do ano letivo foram realizadas com rapidez, visando o oferecimento do melhor espaço de aprendizagem para as crianças e jovens atendidos, onde no início de 2015 foram entregues mais de 90% das reformas concluídas, com mobiliários novos, pintura e demais necessidades estruturais.

É determinante elucidar que o diálogo entre a gestão e a Asprolf sempre foi aberto, onde em dois anos à frente do município, o prefeito Márcio Paiva concedeu 35% de aumento de remuneração para o profissional de educação, compreendendo a importância da valorização do profissional, anteriormente não reconhecido e desprivilegiado. Com tudo, a categoria sinalizou que a gestão precisa pausar na promoção de política pública voltada para valorização do profissional de educação e investir com peso na atenção das reformas estruturantes dos espaços de aprendizagem e na construção de novas escolas e creches e aquisição de novos mobiliários.

Fonte: Agecom/PMLF

Nenhum comentário:

Postar um comentário