quinta-feira, 5 de março de 2015

Settop abre sindicância para apurar denúncia de agressão e truculência de guardas municipais contra prepostos da Secretaria de Cultura e carnavalesco durante o Carnaval 2015

As supostas agressões e truculência da Guarda Municipal teriam acontecido  no Carnaval 2015 de Lauro de Freitas


A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas - Settop. abriu o processo  PORTARIA EM SINDICÂNCIA – Nº 03/15- CORREG - SETTOP 004/03/2015, para apurar denúncias de  supostas agressões e conduta truculenta de guardas municipais(GMs), contra prepostos da Secretara de Cultura - Secult e um carnavalesco representante da Associação de Carnavalesca de Lauro de Freitas. 

A portaria nomeia como encarregado o servidor Vivaldo Alves Dias Filho, para apurar no prazo de 30 dias, o fato envolvendo os GMs, e um servidor da secretaria de cultura, quando da realização dos festejos carnavelescos desta cidade, durante apresentação da banda Torres da Lapa, no último dia 16/02, por volta de 01:40 horas.

O secretario de cultura, Alexandre Marques, prestou a reclamação à Settop conforme o documento Memo. nº 72/2015, onde diz que um servidor da SECULT, havia sido agredido por um guarda municipal não identificado, com golpes de cassetete no momento que este servidor esbarrou contra a contra uma patrulha, no momento em que este e outros servidores desta secretaria, faziam um cordão de isolamento a frente do trio, para proteção dos foliões. Com a confusão instaurada, o Coordenador da SECULT Juraci e o Gerente de Operações da Guarda, Adailton buscavam acalmar os ânimos dos envolvidos no episódio. Alexandre Marques segue relatando e também denuncia uma tentativa de agressão por um outro GM, contra Juraci, após sua intervenção contra a ação de outro GM, que estaria tirando fotos dos funcionários da primeira confusão, quando o componente da Associação Carnavalesca, se dirigiu ao GM, para saber o motivo das fotos, e logo após começa um novo tumultuo e o componente da associação carnavalesca ser empurrado. Mais um GM se envolve e faz gesto de agredir o coordenador de cultura Juraci, pela sua nova intervenção, na tentativa de proteger o carnavalesco, que se identifica agora como advogado, para evitar que que continuem as agressões.


O Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Públicas,  Moysés  Mustar  disse que diante o exposto, apurará de forma os fatos em sindicância aplicará punições de todos os servidores envolvidos nesse fato, identificando seus autores como possíveis agressores, mas garantindo-lhes o direito de ampla defesa e do contraditório, conforme prevê o estatuto dos servidores do município Lauro de Freitas.




Por Ricardo Vieira
Fonte: http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/contasPublicas/download/763476/461/2015/3/publicacoes/030D21C1-DBD2-EFE2-AAFC4831DECCC665.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário