domingo, 17 de maio de 2015

Caminhada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece em Lauro de Freitas nessa segunda-feira(18/05)




O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será lembrado nesta segunda-feira (18), em Lauro de Freitas, com uma caminhada organizada pelas Aldeias Infantis SOS. A caminhada será às 9h com saída das Aldeias SOS, com destino à Praça da Matriz no Centro da cidade.

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), participa do evento.

Lauro de Freitas ocupa a triste posição de ser a cidade com maior número de estupros entre as cidades da Região Metropolitana de Salvador nos últimos dois anos, tendo 55 casos registrados em 2014 pela polícia. O Creas acompanhou no mesmo ano 40 crianças e adolescentes vitimas de abuso sexual, sendo o maior número de ocorrências observado na Itinga.

Infelizmente os registros não são sincronizados ou são acompanhados pela rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, sendo que ocorre que alguns casos registrados nas delegacias, atendimentos em hospitais e postos de saúde, públicos e privados não chegam a ser informados aos organismos competentes como O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Conselho Tutelar, Vara de Infância e Juventude, deixando  de ser acompanhados pelo Creas, o que garantiria cuidados às vitimas e sua família na área psicossocial. Essa realidade  contribui para  a vulnerabilidade das crianças e adolescentes, falta de punições mais rigorosas aos violentadores,  como meio de desestimular a prática de tais crimes no município.

Por Ricardo Vieira
Fonte: Agecom/PMLF

Nenhum comentário:

Postar um comentário