sábado, 13 de junho de 2015

Comunidades de Quingoma, Areia Branca, Jambeiro, Capelão, Ciamar, Jaíba e Barro Duro discutem o PDDM e em coro reclamam as mesmas demandas

Associações de bairros e lideranças comunitárias presentes nas duas reuniões que trata da reformulação do PDDM


O Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) continua sendo discutido na série de reuniões com os mais diversos segmentos de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), promovendo encontros com diversas comunidades da cidade e setores da sociedade civil organizada.

Seguindo o cronograma das atividades, nesse sábado (13/06), aconteceram mais dois encontros, o primeiro às 9h, na Escola Municipal Edvaldo Boa Ventura, onde foram ouvidos os moradores de Jambeiro, Areia Branca, Ciamar, Jaíba e Barro Duro. Já às 14h, na Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, a reunião foi feita com as vizinhanças de Quingoma e Capelão.


Os bairros e localidades descritas, compreendem uma macro-região e apresentaram as mesmas demandas e de forma uníssona exigiram da gestão pública municipal pela integração viária e do transporte de massa; iluminação das estradas que ligam os bairros do Caji ao Jambeiro e o Capelão ao Quingoma. Cobraram serviços básicos de água, esgoto, saúde, moradia, educação de forma descentralizadas, levando em consideração as grandes dificuldades de locomoção e deslocamento dos moradores dessa região, pela falta de políticas públicas de mobilidade urbana, transporte e de integração do território municipal, o que leva essas comunidades a buscarem serviços diversos e emprego nas cidades circunvizinhas.

Dentre as diversas propostas comuns aos bairros e localidades, definição da tipologia que caracteriza a área, foi proposto a delimitação e preservação dos espaços de interesse da história e pertenças, cultural, ambiental e de agricultura familiar para garantir a identidade ancestral e viabilizar a sustentabilidade dos povos e costumes locais, criando mecanismos e equipamentos públicos que atendam a geração de renda sem ferir a essência ancestral.

Outras propostas aceitas por todos foram a criação de um equipamento público que reúna na mesma estrutura,  atendimento dos serviços da polícia, atendimento social e psicológicos às vítimas de violência contra a mulher e criança e adolescentes da macro-região, de forma ágil e completa. Também foram sugestões apresentas nas plenárias a criação de um terminal de fim de linha de ônibus em Barro Duro ou no Ciamar, permitindo contemplar essas localidades mais afastadas, como também da construção de estádio no formato olímpico, que permitiria a prática de diversas modalidade esportivas além do futebol.

Veja fotos no link abaixo:
https://www.facebook.com/ricardo.vieira.1420/media_set?set=a.899593190101935.1073742128.100001537884963&type=3&pnref=story


Por Ricardo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário