A Polícia Militar da Bahia iniciou seu Programa de prevenção e enfrentamento a discriminação racial e de gênero, idealizado por um grupo de trabalho entre a PM e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O programa é fruto dos diálogos entre o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, da secretária da Sepromi, Vera Lúcia Barbosa, e dos debates do grupo de trabalho na Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa do Estado, que propõem formar uma corrente do bem, através do desenvolvimento de ações de combate a discriminação racial e de gênero, além de proporcionar melhoria na atuação da PM em toda Bahia.
O projeto inicial para a concretização desse programa, que envolve nove projetos, conta com a participação dos comandantes de Salvador e RMS e seus gestores. No primeiro encontro, ocorrido na terça-feira (14), no Colégio da Polícia Militar (CPM)/Dendezeiros, foi convocado o efetivo das Rondesps, tropa que atua em ações táticas e lida diretamente com questões étnico-raciais e de gênero no seu cotidiano.
No encontro entre a Rondesp e membros da Sepromi, a tônica foi dialogar, refletir sobre as práticas e compartilhar responsabilidades, que resultou no comprometimento dos policiais em prevenir a discriminação racial e de gênero. O major Paulo Guerra, comandante da Rondesp/Atlântico, destacou a importância do encontro e a necessidade da continuidade do trabalho da PM de valorização da tropa e da efetivação das ações discutidas. "Vamos produzir um trabalho dentro das próprias unidades de valorização desses policiais militares e buscamos também o nivelamento da tropa", afirmou.
A apresentação do major Paulo Peixoto, oficial do Departamento de Promoção Pessoal (DPS), membro do grupo de trabalho e coordenador do evento, mostrou o objetivo e resultado esperado do programa. Destacou ainda que a metodologia prevê um trabalho com a formação para ingresso na corporação, com as relações intrainstitucionais, as práticas policiais militares e com a comunidade. "O objetivo é sensibilizar os policiais militares para as questões envolvendo as relações raciais, no âmbito da segurança pública, e pactuar, através de um compromisso, a mudança de posicionamento frente às comunidades negras empobrecidas de Salvador e Região Metropolitana", destacou.
A coordenadora da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Nairobi Aguiar, falou do plano de ação da rede, construído por instituições do poder público e organizações da sociedade civil, visando desenvolver ações interligadas para o atendimento global dos casos de racismo e intolerância religiosa. "Estamos ampliando isso com a criação do grupo de trabalho específico da PM. Iremos funcionar como moderadores, ouvindo o clamor da sociedade e atuando de forma conjunta, respeitosa, cúmplice e amigável, a fim de atender os anseios dos movimentos sociais." revelou.
Para Sérgio São Bernardo, coordenador executivo da Sepromi, o comandante da Polícia Militar foi muito feliz em propor à secretária Vera Lúcia, a instituição do GT. "O convite nesse GT é para que nós, PM e Sepromi, produzamos juntos uma resposta institucional à população sobre o papel da polícia e as formas de combate ao racismo dentro do poder público". Ele considera ainda que o maior desafio na questão racial é a busca de uma saída compartilhada que atenda todos os lados.
No que tange às ações policiais relacionadas à abordagem policial, representantes do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, Djean Ribeiro e Maria Reis, consideraram que o trabalho da polícia é de extrema importância para a sociedade, e nesse contexto as abordagens, quando bem feitas e utilizam as técnicas, não incomodam a sociedade. "Consideramos importante evitar os estereótipos e as arbitrariedades. Essas preocupações são captadas da sociedade civil e precisamos dar uma resposta a isso", enalteceu Maria Reis.
Ao final do evento, foram recolhidas sugestões, opiniões e críticas relacionadas pelos presentes. O conteúdo será sistematizado e integrará uma carta compromisso que objetiva o estabelecer diálogo e alinhamento no desempenho das funções no emprego da segurança pública. Os encontros seguem até 20 de agosto, sendo que o próximo acontecerá na terça-feira (21/7), no CPM/Dendezeiros.
Fonte: Ascom-PM/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário