sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Ação da Base Comunitária de Itiinga leva moradores ao teatro


Uma noite de muitos risos, surpresas e aplausos. Foi assim o segundo dia da ação‘Com a polícia vamos ao teatro’, promovida pelas bases comunitárias de Segurança da Chapada do Rio Vermelho e de Itinga, na noite desta quarta-feira (14), às 19 horas. Setenta convidados, entre crianças e adultos, moradores das comunidades assistiram ao espetáculo “Meia Dúzia de Pepinos”, encenado na sala Professor Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 


Com casa cheia, a peça, interpretada pelo grupo de teatro ‘Nossos Trecos’, arrancou gargalhadas do público, ao tratar com muito humor temáticas importantes, como bullying e preconceito racial. Promovida pelas BCSs, em parceria com 3º Festival Arte e Cultura das Infâncias e Juventudes (Festeca), a ação garantiu à população uma noite de diversão e cultura. 


A comandante da BCS/Chapada do Rio Vermelho, capitã PM Eva Cachoeira, não escondeu a felicidade, ao perceber a receptividade do público. “As cenas falaram de assuntos delicados com muita leveza, mostrando que o jovem pode resolver conflitos sem o uso de violência”, afirmou, em opinião compartilhada pela integrante do projeto Viver Melhor da BCS, professora Dulcineide Almeida, 44 anos, que assistiu à peça ao lado da família. “Todos nós temos pepinos para descascar e precisamos fazer isso com calma”, explicou. 


Com a montagem “Viagem ao coração da cidade” prestes a estrear, o grupo de teatro da BCS/Itinga esteve presente ao evento para aprender com os atores veteranos como encantar a platéia. “Eles precisam ter contato com boas referências e entender que para fazer teatro é preciso também assistir”, assegurou o soldado PM Luide Prins, professor do grupo. Ele lembra que a arte e o acesso a cultura têm o poder de expandir os horizontes dos jovens oriundos de comunidades carentes. 

Fonte: Ascom-PM-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário