terça-feira, 6 de outubro de 2015

Campanha do Outubro Rosa é aberta oficialmente em Lauro de Freitas

Campanha do Outubro Rosa é aberta oficialmente em Lauro de Freitas
Foto: Decom Lauro de Freitas



A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Saúde (Sesa), abriu oficialmente na tarde desta segunda-feira (5), a Campanha do “Outubro Rosa”. A abertura ocorreu na Praça da Matriz e contou com a presença do secretário da Sesa, Bruno Barreto; primeira-dama do município, Adriana Paiva; coordenador executivo da Sesa, Emanuel Carvalho; diretores da Sesa; servidores da Sesa; e a população. Este ano, a madrinha do Outubro Rosa é a esposa do secretário de saúde, Lidiane Barreto.

O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas de câncer de mama. Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno está no auge com a chegada dessa idade. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente.

Este ano novamente, todas as Unidades de Saúde do município, abordarão o tema com palestras sobre o câncer de mama; a importância de se fazer o autoexame; os mitos e verdades sobre prevenção e detecção precoce da doença; os benefícios e riscos da mamografia de rastreamento, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame. O município dispõe de Mastologistas e realiza o exame de mamografia; como também realiza punção de mama.

De acordo com o secretário de saúde, Bruno Barreto, durante o mês de outubro, haverá uma programação intensa para as mulheres nas unidades de saúde. “Vamos atuar na prevenção desta doença. O câncer de mama causa sequelas gravíssimas, como amputação da mama, e isso causa uma profunda dor na mulher; que tem uma afeição a mama, pois é por onde ela alimenta seu filho e passa seus anticorpos para a criança”, ressaltou o secretário.

Lidiane Barreto, madrinha do Outubro Rosa e esposa do secretário de saúde, agradeceu a oportunidade de ser madrinha de uma campanha tão importante como esta e frisou que abraçará a campanha com muita força e dedicação.

A primeira-dama do município, Adriana Paiva, explicou que está extremamente motivada e engajada para a campanha e que irá potencializar no “Outubro Rosa” as ações que já são desenvolvidas no município. “Em Lauro de Freitas são realizadas cerca de 5 mil mamografias por ano. A política pública para mulher, é aquela que acolhe a identidade de raça, a diversidade e isso é trabalhado na saúde, frisou a primeira-dama, que em tempo, convidou todos para uma grande Caminhada de sensibilização e encerramento do “Outubro Rosa” no dia 30 de outubro, saindo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com destino ao Largo do Caranguejo (Itinga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário