segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Curso de Explosivista capacita policiais militares do Bope em Lauro de Freitas


Conhecer, neutralizar e remover qualquer tipo de explosivo de baixa ou alta periculosidade. Assim estarão capacitados os policiais militares ao concluírem a participação no Curso de ‘Explosivista Técnico Policial’ que o Batalhão de Operações Policiais Militares (Bope) está promovendo no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana. São 300 horas de instruções e, com aulas teóricas e práticas, que exigem da turma agilidade e precisão durante as ocorrências que utilizam artefatos, agentes químicos e radiológicos. 

Após a exposição teórica dos diferentes tipos de explosivos, a turma composta por 18 policiais militares dos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pará, Rondônia e Paraíba se deslocam para o terreno, onde diversos cenários oferecem condições para por em prática as simulações de identificação, manuseio dos explosivos. No local, acompanhados por uma equipe de instrutores, os alunos realizam demolições, brechas e extração de obstáculos, atividades utilizadas para facilitar o acesso dos PMs durante a ação policial.

Para o aluno e tenente da PMBA Victor Menezes, o conteúdo ampliou o conhecimento. “A partir de agora compreendo ainda mais o momento exato, a distância e a carga correta na utilização cada material explosivo para ter êxito nas ações policiais”. Já para o soldado Márcio Rodrigues, da Polícia Militar de Rondônia, o reconhecimento dos materiais é o que vai fazer a diferença no momento de agir com rapidez e segurança.“Com os trabalhos desenvolvidos posso ratificar a especificação dos estilhaços, pólvoras estruturas físicas, e assim, diagnosticar as causas e os efeitos do fato ocorrido”.

A conclusão do curso está prevista para o dia 6 de novembro, na sede do Bope, em Lauro de Freitas, onde serão entregues os certificados aos novos policiais militares explosivistas. “Não podemos ter dúvida, pois quando lidamos com explosivos só se erra uma vez”, enfatizou um dos instrutores do curso, capitão Érico. Com informações Secom-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário