Lauro de Freitas possui um forte comércio e bons restaurantes, e está localizada próxima ao Aeroporto Internacional LEM, Estrada do Coco e Linha Verde e próximo ao acesso para BR 324
Fonte: A Tarde
Porta de entrada do litoral norte baiano e pertencente à região metropolitana de Salvador, Lauro de Freitas é prêmio de destaque nacional, no ano de 2015, como a segunda cidade baiana entre As Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios, de acordo com estudo divulgado pela revista Exame. No ano anterior, o município já havia sido eleito A Melhor Cidade do Brasil para se Viver, pelo anuário da revista Isto É.
Banhada pelas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, Lauro de Freitas oferece inúmeras opções de lazer e serviços, além de possuir um forte comércio local e bons restaurantes e hotéis, que, somados às belezas naturais, tornam um atrativo para nativos e turistas.
Um dos bairros mais badalados de Lauro de Freitas, Vilas do Atlântico ganhou, ao longo dos anos, uma superinfraestrutura, incluindo escolas, clubes de hipismo, supermercados, shopping centers, postos de gasolina, restaurantes e empresas, além de empreendimentos de médio e de alto valor imobiliário.
O bairro, originário de um loteamento, na década de 70/80, destinado a funcionários de médio e alto escalões das empresas do Polo Industrial de Camaçari, é endereço do badalado Armazém Vilas, uma casa de show que se tornou um ponto de encontro de diversão da juventude e tem recebido nomes de peso nacional da música.
Outra localidade de destaque em Lauro de Freitas é Buraquinho, que assim foi batizado por estar localizado próximo à praia que leva o mesmo nome. A 8 km do centro de Lauro, Buraquinho possui vários condomínios de casas, alguns sítios e condomínios de prédios.
Considerada uma das mais belas do litoral norte da Bahia, a Praia de Buraquinho oferece uma boa infraestrutura, tendo como um dos atrativos o encontro do mar com o rio Joanes, que faz com que as águas fiquem mais calmas e com temperaturas amenas.
As praias de Lauro possuem águas navegáveis para embarcações de pequeno porte e são convidativas para a prática de esportes náuticos.
Ainda, segundo a pesquisa,Lauro de Freitas é referência, ainda, na prática esportiva, com campeonatos de surfe, windsurfe, vôlei de praia, futebol de areia, vela, skateboarding, karatê, tênis de mesa, judô, luta livre e mergulho, realizados durante todas as épocas do ano. A pesca também é forte na região, principalmente nos rios Joanes e Ipitanga, que banham a cidade. Mas, quem mora e conhece a cidade, sabe do potencial não aproveitado nessas e em outras áreas de negócios como a internet e a tecnologia da informação(TI)
Lauro de Freitas recebe competições nacionais e internacionais no Centro Pan-Americano de Judô na Praia de Ipitanga, abandonada e sem infraestrutura
O Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas recebe competições nacionais e internacionais
A cidade de Lauro de Freitas recebe diversos eventos esportivos, no Centro Pan-Americano de Judô(CPJ), que se consolida como um dos maiores investimentos em esporte na Bahia, que se bem aproveitado pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, com convênios e parcerias com o binômio público-privado, pode ter dividendos para o fomento da prática esportiva local, com foco no público infanto-juvenil, alunado da rede pública e privada da cidade e com retornos na área turística, com ocupação da rede hoteleira e de serviços diversos para turistas e visitantes do espaço.
Todavia, se faz necessário investimentos no entorno da Praia de Ipitanga, onde está localizado o CPJ, melhorando a infraestrutura, como calçadão, iluminação, equipamentos públicos e requalificação da praia, além de melhorar e fazer funcionar adequadamente o ponto de ônibus local.
Lembremos que turistas e atletas de outras cidades baianas, de outros Estados e de vários países tem usado e usarão ininterruptamente o equipamento, e se deparam hoje com uma paisagem feia, onde a desordem espacial e o abandono da região, tem sido vista e será vista enquanto ali funcionar o CPJ, por olhares do mundo todo. Como Lauro de Freitas irá receber essas grandes competições e como se beneficiará é o questionamento feito ao Governo Municipal.
Documentos da Controladoria-Geral da União (CGU), onde se fiscaliza os projetos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, e existe uma demanda voltada para o Centro Pan-Americano de Judô, falando sobre uma possível subutilização, o que revela que até o momento a cidade ainda não aproveita sequer o espaço para convênios para diversas ações e modalidades de esportes.
Turismo ainda é pouco explorado
Segundo o site de turismo bahia.com.br, em Lauro de Freitas, não faltam opções de lazer para os turistas. Na cidade, existem belezas naturais diversas, com destaque para os centros de preservação e exploração do ecoturismo, que já foi motivo de orgulho. A unidade de conservação do município que se destaca como apta à prática do ecoturismo é a Área de Proteção Ambiental Joanes/Ipitanga, com cerca de 22 000 hectares de mata atlântica. Os rios principais do município são o Rio Joanes, que desagua no Oceano Atlântico e separa Lauro de Freitas e Camaçari, e o Rio Ipitanga, que corta a cidade desaguando no Joanes. Há também vários córregos e outros dois rios, Sapato e Goró, entretanto ambos estão em acelerado processo de deterioração.
O incentivo à prática esportiva sempre foi referencial para toda a Bahia e, ao lado do turismo cultural, é também um dos maiores atrativos para os visitantes. Antiga Santo Amaro de Ipitanga, a cidade dispõe de equipamentos de lazer únicos em toda a Costa dos Coqueiros, como Jockey Clube da Bahia e o Equus Clube do Cavalo, pouco valorizado pela gestão municipal como atrativo para competidores e turistas de várias partes do Brasil. A cidade conta ainda com o moderno Centro Pan-Americano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga, onde acontecem diversas competições esportivas estaduais, nacionais e internacionais, de várias modalidades, além claro, do judô.
Em todas as épocas do ano, são comuns os campeonatos de surfe, windsurfe, vôlei, futebol de areia, vela, skate e mergulho. A pesca também tem seu espaço, principalmente na Praia de Buraquinho, onde fica a colônia de pescadores. Os rios Joanes e Ipitanga, que banham a sede municipal, hoje tem poucas áreas navegáveis, e já não e é quase impossível pensar na prática de esportes náuticos, apesar de seu potencial natural, como também a pesca por conta da poluição de suas águas, ao longo de seus trajetos, se restringindo a uma pequena região, que fica nas proximidades das comunidades do Jambeiro e Areia Branca. Jambeiro possui uma barragem grande que retém as águas que servem a Salvador e que foi reformada em 1956. As matas que cercaneiam Areia Branca, Jambeiro e Quingoma são dos poucos locais em Lauro de Freitas que ainda se mantêm intocáveis, possuindo uma vasta fauna e flora
As áreas de preservação fazem a alegria dos amantes da natureza. São basicamente quatro grandes parques concentrados na Área de Proteção Ambiental do Rio Joanes e em empreendimentos privados, também de caráter ecológico. A religiosidade é outro ponto forte. O município tem uma das maiores concentrações de terreiros de candomblé da Bahia(são 66 instituições cadastradas, ao longo dos 93 km² de área), que, aliados aos rituais indígenas e às tradicionais caminhadas esotéricas nas praias, como a da Lua Cheia, dão o tom do sincretismo religioso local.
Considerado um dos grandes centros de investimento do estado, inclusive na educação, por conta da instalação de algumas faculdades, o município detém alguns dos maiores empreendimentos da indústria, turismo e lazer que o Estado abriga.
Lauro de Freitas entre as 10 cidades baianas em número de acessos a internet e tem vocação para tecnologia da informação.
Alunos do CEEPTIC
Sendo a cidade da Região Metropolitana de Salvador mais próxima da capital da baiana, e com um número muito grande de empresas no segmento de serviços, grandes usuárias e consumidoras dessa tecnologia, além de uma população crescente, nossa cidade ainda não explora o seu potencial para os negócios da Tecnologia de Informação (T.I.), e viu ainda em 2012 com a criação da Superintendência de Tecnologia e Inovação um vislumbre de um cenário favorável com a tentativa de implantação de um projeto ousado e arrojado, que pretendia como um dos seus objetivos prementes dotar a cidade de uma estrutura que transformasse Lauro de Freitas numa cidade auto-suficiente em tecnologia virtual, com acesso gratuito e de cobertura em todo o seu território através de antenas para captação de sinais WIRELLES, sem a necessidade de fios e outros acessórios afins.
Esse projeto ousado teria início em com a experimentação na rede pública de ensino, mas a pretensão era estender para outros serviços públicos, como saúde, trânsito, administração e outras áreas que pudessem o ser otimizadas pelo uso dessa tecnologia e ainda visava com isso acelerar o processo de inclusão digital para a população carente que não tem acesso às inovações tecnológicas ou coisa que o valha.
Outro dado importante, é que o fenômeno percebido em nosso município quanto à sua vocação para a Tecnologia da Informação, levou o Governo do Estado da Bahia a criar o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia e Comunicação – CEEPTIC em 26/10/2010 conforme publicação no Diário Oficial do Estado(DOE). O professor Denis Rios Daltro, funcionário concursado do Estado pela Secretaria Estadual de Educação é o diretor da instituição e lembra da importância para o município de sediar um núcleo de educação técnica.
Seguindo a análise técnica e aptidão de Lauro de Freitas na área de T.I., a cidade foi contemplada para integrar o Programa Cidades Digitais, que prevê a instalação de redes de fibra óptica nos órgãos públicos, capacitação dos servidores e disponibilização de aplicativos de governo eletrônico,
O Programa abrange também a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias. Os municípios que recebem essa estrutura são selecionados por meio de edital, coordenado pelo Ministério das Comunicações. Os municípios baianos onde o programa foi inaugurado além de nossa urbe são Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca e Vitória da Conquista.
Cursos superiores e tecnólogos oferecidos em faculdades particulares e pública estadual, também evidenciam essa aptidão para os negócios de tecnologia e internet. Com todo esse panorama favorável, é possível prospectar novos negócios e investimentos nesse ramo comercial, haja vista, termos consumidores de tecnologia para uso doméstico, empresarial e estatal; a prefeitura municipal deve se mostrar sensível a esse cenário, buscando participar dessa corrida de estruturação para tornar nossa cidade mais interessante para empresas de softwares, periféricos e todos os segmentos que seguem a atividade fim.
Por Ricardo Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário