quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Lauro de Freitas desponta como quarta cidade baiana em geração de renda

Imagem relacionada
Salvador é responsável por 25,29% do PIB baiano, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Feitas e Vitória da Conquista também aparecem entre os cinco primeiros municípios geradores de renda


O IBGE divulgou esta semana o cálculo do PIB dos municípios baianos em 2014 e com ele veio junto uma foto da economia baiana. Chama atenção, desde logo, a concentração da atividade econômica, pois apenas cinco municípios respondem por 42,3% do PIB da Bahia. São eles: Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. Mas houve mudanças no ranking, pois Candeias e Simões Filho, antes entre os cinco maiores, foram desbancados das suas posições por Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, economias dinâmicas e em expansão.

O município de Salvador é responsável por 25,29% do PIB baiano, com destaque para o segmento de serviços, construção civil e indústria de alimentos. O segundo lugar é ocupado por Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com 7,84%, sendo a sua economia baseada na indústria de transformação, em especial nos segmentos químico e automotivo.

Já Feira de Santana, no centro norte do estado, responsável por 5,24% do PIB, se destaca pelas suas características de importante entreposto comercial, e como entroncamento das principais rodovias federais e estaduais que cortam o estado. Também abriga atividades industriais, chamando atenção principalmente para o Distrito Industrial de Subaé.

Lauro de Freitas, também na RMS, é o quarto município em geração de renda e tem representatividade de 2,64% no PIB do estado. A economia do município é diversificada e com atividades como financeiro, serviço de informação, comércio em geral, e turismo.

O quinto colocado é Vitória da Conquista, no centro sul do estado, com participação de 2,41%. O município é referência regional nos setores de educação, saúde e principalmente no comércio, que atraem milhares de usuários e consumidores das cidades vizinhas.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (14) e são fruto de pesquisa realizada Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem como base o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios baianos (2010-2013).




Fonte: Bahia.Ba e Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário