Seis escolas municipais de Lauro de Freitas participaram da formatura
A Secretaria de Educação de Lauro de Freitas (Semed), numa parceria com a Policia Militar da Bahia (PMBa), realizou mais uma ação no ano letivo de 2016, com a solenidade de formatura dos alunos concluintes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, nesta terça, 29, no Estádio e Pituaçu. Seis escolas da Rede Municipal de Ensino protagonizaram o evento: Escolas Euzébia de Brito, Enock Amaral, Constatino Vieira, Vila Nova de Portão, Lagoa dos Patos, Vila Praiana.
Segundo o Secretário Vanilson Luz (Mizoca), o principal objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Os cursos são ministrados por policiais militares fardados, durante 10 semanas, com uma aula semanal e uma hora de duração. Os alunos recebem o auxílio de material especialmente desenvolvido para o Proerd”, explica.
A técnica pedagógica da Semed, Gilvane Gusmão, acredita que a parceria da Polícia Militar com as escolas só tem a acrescentar para a vida escolar e pessoal dos alunos. “O Proerd trabalha de forma prazerosa e incentivadora, eles conquistam os alunos e as crianças levam esses valores pra casa, eles não atingem a criança de forma individual, mas toda a família”, conta.
Na oportunidade, além da entrega dos diplomas, houve uma premiação para as melhores redações, dois alunos Lauro de Freitas foram premiados com bicicletas. A estudante do 5º ano da Escola Constantino Vieira, Daniela Vitória foi uma das ganhadoras. “Eu me sinto muito feliz em ter ganhado a bicicleta, eu nem gostava de ler e esse prêmio me motiva a continuar estudando”, diz. Também foi premiado com uma bicicleta, um garoto que é morador do bairro de Portão, por ter escrito uma das três melhores redações, do programa.
Na formatura, os estudantes fizeram um juramento para se manterem longe das drogas e da violência. A diretora da Escola Lagoa dos Patos, Núbia Novaes, diz que se sente realizada ao testemunhar a evolução das crianças. “O Proerd tornou a polícia amiga da comunidade, antes do projeto perdíamos muitas crianças apara o crime, hoje isso já não acontece”, revela.
Dois alunos da rede municipal foram premiados com bicicletas, por terem escritos duas das três melhores redações, do programa.
Fonte: Secom/BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário