
Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) reabriu o primeiro dos 15 postos de saúde que foram fechados pela administração do antigo prefeito, Márcio Paiva. Na Unidade de Saúde da Família Chafariz – Lagoa dos Patos, na Vila Praiana, funcionam duas equipes de PSF com médico generalista, pediatra, enfermeiro, dentista e nutricionista cada uma. No local também será disponibilizado o tratamento à tuberculose.
Já nesta sexta-feira (27), a PMLF reabriu mais dois postos de saúde no município. Pela manhã, às 10h, a gestora Moema Gramacho (PT) recolocou em funcionamento a Unidade de Saúde Irmã Dulce, em Portão, e às 16h, a Unidade de Saúde Espaço Cidadão, na Itinga.
Em seu discurso, a petista afirmou que as condições dos postos ainda não são as desejadas, mas, a reabertura foi priorizada para atender as necessidades básicas da população.
“Nós não estamos reabrindo os postos como queríamos. Gostaríamos de dar conforto a todos, mas o tempo foi muito curto, então nós fizemos apenas o necessário para garantir o funcionamento de forma digna para os nossos munícipes. Mantê-los fechado até chegar o ideal estaríamos prejudicando a população. Queria não só pedir desculpas, mas dizer que esse é o momento de agradecer a população que ficou sem usar este serviço durante dois meses, por nós compreender”, considerou Moema.
O secretário de saúde do município, Dr. Erasmo Moura, também comentou em entrevista ao Radar Metropolitano sobre a pequena reforma feita nas estruturas para a reabertura. “Encontramos os postos de saúde com muitos problemas técnicos, elétricos, mofos na parede, aparelhos numa degradação própria pelo tempo que foi feita a reforma”, disse.
“Estamos recuperando as unidades, colocando em condições dignas pra atender a população com equipes completas. Vamos continuar fazendo todo esforço para garantir um atendimento de qualidade”, enfatizou a prefeita Moema Gramacho, que participou da reabertura ao lado do secretário municipal da Saúde, médico Erasmo Moura.
Depois de colocar como meta da gestão atingir os 100% de cobertura da atenção básica, Moema anunciou a construção pelo governo do Estado do Hospital Metropolitano, cujas obras devem ser iniciadas em breve em uma área próximo à Via Metropolitana. “Será maior e mais bem equipado que o Menandro de Faria”, disse.
Fonte: Radar Metropolitano
Nenhum comentário:
Postar um comentário