sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia completa dez anos e tem programação em Lauro de Freitas


Festival de Teatro vai até próxima quarta-feira (6) (Foto: Maurício Serra/Divulgação)


O Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2017, que começou na última segunda-feira (28), completa dez anos com programação em espaços teatrais de Lauro de Freitas, Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista. A lista de espetáculos pode ser conferida neste link: https://www.filte.com.br/.


O festival, que vai até 6 de setembro, tem apresentações de espetáculos de artes cênicas da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Bolívia, do Brasil – Ceará, São Paulo e Bahia (Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas ) – além de promover performances, laboratórios-oficina e Residências .


Até esta sexta-feira (1º), é realizado o VI Colóquio Internacional Cênico da Bahia, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba-PPGAC, e apoio da FUNCEB, conta com a participação de pesquisadores de vários países. Ao lado de pesquisadores nacionais e locais, o tema “O Treinamento do Ator” será debatido através de palestras, bate-papos e desmontagens de processos artísticos.


A partir desta sexta, até domingo (3), no Xisto Bahia, o Núcleo de Laboratórios Teatrais do Nordeste (NORTEA), grupos e coletivos de criadores, vão compartilhar uma residência conduzida por criadores/pesquisadores convidados. Já no sábado (2), a IV Plataforma Internacional Cênica da Bahia fará uma mostra de produções locais para programadores de festivais nacionais e internacionais, até quarta-feira (6).


No domingo (3), os Encontros Dramaturgias acontecem com destacados dramaturgos nacionais e internacionais como Santiago Sanguinetti-Uruguai, Luciano Maza-São Paulo, Santiago Serrano-Argentina, Gil Vicente Tavares-Bahia.


Na abertura do Filte, que ocorreu na última segunda-feira, a peça “Auto da Barca de Camiri” foi encenada pela Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha, na Praça do Campo Grande, até quarta-feira (30). Os espetáculos são a primeira criação artística feita para a rua.

Nos dias 4 e 6 de setembro, o espetáculo será no Passeio Público, em Salvador. As apresentações são gratuitas e começam a partir das 17h. Auto da Barca de Camiri foi escrita em 1968, por Hilda Hilst, considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.


Fonte:  G1 Ba

Nenhum comentário:

Postar um comentário