sábado, 28 de outubro de 2017

Educadores de Lauro de Freitas participam de formação promovida pela Secretaria da Educação do Estado

O III Círculo Formativo capacita coordenadores locais e pedagógicos do Pacto pela Alfabetização


Até esta sexta-feira (27), a Secretaria da Educação do Estado realiza no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na capital, o III Círculo Formativo dos coordenadores locais e coordenadores pedagógicos do Pacto pela Alfabetização, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O objetivo é promover a reflexão sobre práticas alfabetizadoras, em uma proposta interdisciplinar, sinalizando possibilidades de intervenções nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática no ciclo da alfabetização. 

A iniciativa faz parte do programa Educar para Transformar, por meio do qual, o órgão, em regime de colaboração com os municípios, presta assessoria técnica, promove formação de professores e distribui material didático de apoio à alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade. 

De acordo com a formadora, Jamile Morais, esta formação tem como foco a oralidade e a escrita. “Para isso, trazemos para essa atividade, diversas dinâmicas, brincadeiras e formas de levar para os professores uma motivação do dia a dia, para que possam passar para seus alunos como aprender a ler e a escrever de uma forma lúdica, não perdendo o foco de trabalhar cada eixo, obedecendo aos direitos de aprendizagem. Foi tudo planejado com cuidado e minuciosamente, para que a gente atenda o público da alfabetização”.

Ainda durante a formação, os coordenadores pedagógicos de nove municípios da RMS estão aprofundando as discussões sobre ações de gestão, planejamento, monitoramento, avaliação e acompanhamento da política municipal de alfabetização no contexto de cada rede. Tudo isso reflete na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem das crianças, segundo avalia a coordenadora pedagógica do município de Lauro de Freitas, Heloísa Maria da Silva, que participa do evento. “É uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica e uma troca muito grande de experiências entre os municípios e realidades diferentes de Educação”. 

Para a coordenadora local do município de São Francisco do Conde, Rosângela dos Santos, o Pacto pela Alfabetização vem potencializando o desenvolvimento das práticas pedagógicas escolares e ajudando a elevar os níveis de aprendizagens das crianças. “Estar aqui participando da formação do Pacto é muito interessante e enriquecedor. Desde que aderimos ao programa, conseguimos fortalecer as nossas ações no município e elevar as expectativas de aprendizagens”. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário