Lauro de Freitas conta com 6 km de praia entre Ipitanga, Vilas e Buraquinho.
Uma ótima notícia para os frequentadores das praias de Lauro de Freitas. Neste final de semana, os 6 km de praia que compreende Ipitanga, Vilas e Buraquinho estão em condições de banho, segundo o Boletim N°: 33/2018 da balneabilidade das praias que compõem a Costa dos Coqueiros, emitido nesta sexta (17/08) pelo Inema - Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Balneabilidade é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas, ou seja, é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água.
De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 ml de água.
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
Praia de Buraquinho entre as praias mais "sujas" da Bahia
A pedido do CORREIO, a Escola de Dados analisou mais de 1,4 mil boletins divulgados semanalmente pelo órgão, desde 2007. Através desses dados, foi possível chegar à lita das 10 praias com piores históricos do estado.
Analisada desde 2014, a praia de Buraquinho em Lauro de Freitas, esteve imprópria em 142 semanas. Nas outras 48, a medição indicou ‘própria’.
Fonte: Inema e Correio da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário