O termo Pontos Viciados de Lixo (PVL), é usado para definir locais onde ocorre o descarte irregular de modo recorrente. Eles são mais frequentes em esquinas e locais sem ocupação (terrenos baldios) ou mal cuidados. O descarte inadequado pode atrair insetos e roedores transmissores de doenças, além de desvalorizar os imóveis da vizinhança.
Existem diversos pontos viciados de lixo em Lauro de Freitas, percebidos em todos os bairros da cidade, que além de gerarem um enorme gasto para o município com a limpeza, geram diversos impactos negativos em esferas como social, ambiental, econômica, saúde pública, segurança etc.
A erradicação dos PVLs vai para além dos serviços regulares de coleta, sendo necessário a sensibilização e engajamento da sociedade, compreendendo os riscos à saúde, ao meio ambiente e de tragédias como incêndios e poluição do ar, solo e das águas, e de enchentes. A educação ambiental, a responsabilização e punição para os infratores e proprietários dos imóveis em desuso ou abandonados podem ajudar a desestimular tal prática.

Nenhum comentário:
Postar um comentário