Mesmo antes da chegada do governador Rui Costa (PT) no evento de assinatura de ordem de serviço para implementação da via expressa que liga Camaçari a Lauro de Freitas, moradores da comunidade de Sucupió de Abrantes protestaram pela realização da obra. De acordo com os moradores, a localidade é carente em serviços básicos como educação e saúde.
"Precisamos de escolas e creches aqui, além de uma passarela que permita nossa travessia nesta via perigosa. Pense num povo abandonado e multiplique por 10", disse um dos manifestantes. Ainda segundo eles, o pedágio proposto pela Concessionária Litoral Norte (CLN) no local é desnecessário diante de tantas demandas pendentes. O grupo promete intensificar o protesto até ser atendido pelos poderes públicos.
Durante o evento de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Via Expressa, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), sobre o protesto de moradores da comunidade de Sucupió de Abrantes, Márcio Paiva foi incisivo: "não haverá aumento de pedágio, nem novo pedágio".
A preocupação dos moradores da região é justa e pertinente, haja vista que o projeto da rodovia prevê uma praça de pedágio unidirecional operada pela Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador, sem onerar os usuários com a cobrança de novo pedágio além do já existente. Segundo o governador, outra opção que depende de consulta pública é deslocar a atual praça de pedágio. “A proposta, que ainda cisa ser analisada, é deslocar o pedágio existente no sentido Salvador [da BA-099] para o limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, mantendo apenas um pagamento de pedágio como existe hoje”, explicou Rui Costa.
Também é necessário lembrar que o ex-governador Jaques Wagner, tentou através do decreto de lei 12.458, do governo do estado, de 10/11/2010, desapropriar a área para a mudança da praça do pedágio da estrada do coco, o que resultou em manifestações que pararam toda a rodovia, com moradores de Abrantes interditando a pista sentido Salvador-Litoral Norte, exatamente na cabeceira da Ponte do Rio Joanes, limite entre as cidades, com manifestantes cartazes e faixas, onde se lia “Diga não à mudança do pedágio para o Joanes”. O Decreto Nº 15.159 de 28 de maio de 2014, no seu Art. 5º revogou o Decreto nº 12.458, de 10 de novembro de 2010.
Durante a cerimônia de autorização da Via Metropolitana, os vereadores Teo Ribeiro (PT) e Professora Patrícia (PT) de Ca maçarí exibiram uma faixa com a seguinte frase: ” Via Expressa sim! Mais pedágio aqui não!”. Com informações de Ricardo Vieira.
(Foto:Bahia Alerta)
Fontes: Bocão News/Aratu Notícias/Bahia Alerta
Nenhum comentário:
Postar um comentário