quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Protestos contra o pedágio na nova Via Metropolitana são registrados




Mesmo antes da chegada do governador Rui Costa (PT) no evento de assinatura de ordem de serviço para implementação da via expressa que liga Camaçari a Lauro de Freitas, moradores da comunidade de Sucupió de Abrantes protestaram pela realização da obra. De acordo com os moradores, a localidade é carente em serviços básicos como educação e saúde.

"Precisamos de escolas e creches aqui, além de uma passarela que permita nossa travessia nesta via perigosa. Pense num povo abandonado e multiplique por 10", disse um dos manifestantes. Ainda segundo eles, o pedágio proposto pela Concessionária Litoral Norte (CLN) no local é desnecessário diante de tantas demandas pendentes. O grupo promete intensificar o protesto até ser atendido pelos poderes públicos.

Durante o evento de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Via Expressa, o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva (PP), sobre o protesto de moradores da comunidade de Sucupió de Abrantes, Márcio Paiva foi incisivo: "não haverá aumento de pedágio, nem novo pedágio".

A preocupação dos moradores da região é justa e pertinente, haja vista que o projeto da rodovia prevê uma praça de pedágio unidirecional operada pela Bahia Norte no sentido Litoral Norte-Salvador, sem onerar os usuários com a cobrança de novo pedágio além do já existente. Segundo o governador, outra opção que depende de consulta pública é deslocar a atual praça de pedágio. “A proposta, que ainda cisa ser analisada, é deslocar o pedágio existente no sentido Salvador [da BA-099] para o limite entre os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas, mantendo apenas um pagamento de pedágio como existe hoje”, explicou Rui Costa.


Também é necessário lembrar que o ex-governador Jaques Wagner, tentou através do decreto de lei 12.458, do governo do estado, de 10/11/2010, desapropriar a área para a mudança da praça do pedágio da estrada do coco, o que resultou em manifestações que pararam toda a rodovia, com moradores de Abrantes interditando a pista sentido Salvador-Litoral Norte, exatamente na cabeceira da Ponte do Rio Joanes, limite entre as cidades, com manifestantes cartazes e faixas, onde se lia “Diga não à mudança do pedágio para o Joanes”. O Decreto Nº 15.159 de 28 de maio de 2014, no seu Art. 5º revogou o Decreto nº 12.458, de 10 de novembro de 2010. 

Durante a cerimônia de autorização da Via Metropolitana, os vereadores Teo Ribeiro (PT) e Professora Patrícia (PT) de Ca maçarí exibiram uma faixa com a seguinte frase: ” Via Expressa sim! Mais pedágio aqui não!”. Com informações de Ricardo Vieira.


(Foto:Bahia Alerta)


Fontes: Bocão News/Aratu Notícias/Bahia Alerta



Nenhum comentário:

Postar um comentário