A reportagem do portal Lauro News Online recebeu via e-mail, a solicitação da leitora Tais Matos, que reside no bairro Cají em Lauro de Freitas com a denúncia relacionada à situação à qual se encontra a Rua Coronel Messias.
De acordo com Tais, um buraco está causando transtornos aos pedestres e motoristas naquela região porém, o que mais lhe causou insatisfação teria sido à falta de atenção diante às diversas notificações feitas às Secretarias e órgãos responsáveis, dentre estas a própria Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa, Prefeitura e a Construtora PDG.
"No dia 06/06, sábado, em fração de segundos abriu uma cratera no asfalto da Rua Coronel Messias – Caji (Rua do Batalhão da Polícia Choque), em frente ao condomínio Jardim Tropical. Por haver suspeita de vazamento, acionei a Embasa – Abastecimento para verificação, o atendimento foi até bem rápido, porém ao chegar equipe ao local fui informada que não seria nada referente a tubulação de abastecimento, que algo havia ocasionado dano ao solo e todo os asfalto estava comprometido, podendo aumentar a extensão e profundidade a qualquer momento. Foi sugerido ser algo relacionado a Estação de Tratamento de Esgoto, um possível vazamento no bombeamento e fui orientada a abrir novo chamado para Embasa – Esgotamento e a Construtora PDG, executora da Estação. A PDG veio até o empreendimento e informou que não era responsabilidade dela, pois a Embasa atestou recebimento da ETE (Em anexo termo de aceite), a Embasa Esgotamento veio ao empreendimento e disse ser com a construtora. O verdadeiro jogo do “empurra empurra”, afirmou.
Ainda segundo Tais, os moradores foram os responsáveis pela interdição da rua devido ao risco e falta de responsáveis para resolver o problema. "Tivemos que improvisar a interdição da rua e ficamos impedidos de entrar no condomínio com veículos devido ao eminente risco, o porteiro está impossibilitado de ficar na guarita, por receio que a estrutura da mesma venha a ser prejudicada e gere um dano ainda maior", disse Tais.
A moradora chegou à entrar em contato com a Secretaria de Infra Estrutura (SEINFRA), que esteve no condomínio porém, não apontou parecer, e sim, informou que iria acionar os responsáveis. "Acionei também a SEMARH – Secretaria de Meio Ambiente, por haver a possibilidade de ser algo relacionado a Esgotamento Sanitário e poder causar algum dano ao meio ambiente, porém a mesma não se posicionou sobre o assunto. Acionei a Defesa Civil, que agendou visita para o dia 10/06, mas não compareceu. Registrei reclamação na Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, hoje veio um responsável, tirou fotos e informou que irá acionar os responsáveis. Porém de forma evasiva", ressaltou.
Moradores apreensivos
Os moradores estão receosos, de vir a comprometer a estrutura do condomínio, todos estão estacionado seus veículos na rua, totalmente desprotegidos. Segundo os moradores, são 140 unidades onde residem idosos, crianças e deficientes que estão sofrendo com todos os transtornos ocasionados.
Posicionamento da Prefeitura
A redação do portal Lauro News Online entrou em contato com a Prefeitura de Lauro de Freitas. O órgão informou através da sua assessoria que a rede de drenagem existente no local foi feita para atender o escoamento dos resíduos provenientes do tratamento do esgoto do empreendimento, a mesma executada como condição para a PDG obter o Habite-se.
Ainda de acordo com a PMLF, a Seinfra, juntamente com a Embasa, esteve no local, onde constataram que o problema existente foi gerado pela execução da obra feita pela PDG. A mesma, por sua vez, já enviou uma equipe ao local no último dia 11, depois de vistoria feita pela Seinfra e Embasa começaram os serviços sob fiscalização da Seinfra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário