domingo, 18 de outubro de 2015

Sepromi e Unicef articulam ações conjuntas para o enfrentamento ao racismo com Lauro de Freitas entre os municípios prioritários

Lauro de Freitas participa dos projetos "Por uma Infância sem Racismo" e "Plano Juventude Viva"



Durante encontro na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), em Salvador, nesta quinta-feira (15), a titular da pasta, Vera Lúcia Barbosa, e a coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na capital baiana, Helena Oliveira, articularam parcerias para o enfrentamento ao racismo e à violência contra juventude negra.

O fortalecimento do Plano Juventude Viva também foi discutido. Na ocasião, a representante da Unicef colocou o órgão à disposição para dar continuidade ao trabalho com gestores e técnicos dos 20 municípios prioritários da iniciativa. “Podemos atuar na qualificação para implementação de programas, experiências, planos e políticas de enfrentamento aos homicídios em nível local”, disse Helena.

Até o momento, já foram realizados dois ciclos de capacitação com representantes municipais neste foco. A Unicef apoiou ainda a elaboração do primeiro seminário de qualificação para a prevenção e o enfrentamento à violência contra juventude negra, direcionado ao mesmo público, no final do ano passado.


Década Estadual Afrodescendente


O órgão também deve integrar a programação da Década Afrodescendente. A Bahia foi o primeiro estado do país a aderir à proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a Unicef faz parte, para o período entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024, com o tema ‘Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento’.

O principal objetivo é promover o respeito, a proteção e a garantia de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos afrodescendentes, como estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre os desafios a serem considerados no plano de trabalho, segundo Helena, está os impactos do racismo na infância.

Segundo Vera Lúcia Barbosa, a parceria com a Unicef, que já “desenvolve a campanha ‘Por uma Infância sem Racismo’, desde 2010, é fundamental no aprimoramento e ampliação das ações para o enfrentamento ao racismo, com atenção às crianças e adolescentes, e à violência contra os jovens negros”.


Juventude Viva

O Plano Juventude Viva envolve todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal) para reduzir os índices de homicídios da juventude negra. O Governo da Bahia aderiu à iniciativa e concentra esforços em diversas secretarias e órgãos estaduais, potencializando iniciativas que atendam a esse segmento.

Os municípios prioritários são Salvador, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Alagoinhas, Mata de São João, Valença, Jequié, Camaçari, Juazeiro, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Dias D’Ávila e Santo Antônio de Jesus.

Fonte: Secom-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário