terça-feira, 17 de outubro de 2017

CCZ de Lauro de Freitas mantém combate à raiva animal

Resultado de imagem para vacinação antirrábica 2017 lauro de freitas


Após a Campanha Nacional contra raiva em cães e gatos, que aconteceu de 1ª de setembro a 16 de outubro, o CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Lauro de Freitas, continua o trabalho para atingir a meta de imunizar cerca de 36 mil animais até o final deste ano. Mais de 12.700 vacinas já foram aplicadas nessa campanha. Somente no dia D, em 30 de setembro, 5.391 animais foram imunizados.

De acordo com o coordenador do CCZ, Ricardo Vieira, os números triplicaram com relação à campanha de 2016, quando apenas cerca de 4 mil animais receberam a vacina. Somando os primeiros nove meses do ano já foram aplicadas mais de 23 mil vacinas contra raiva em Lauro de Freitas. Atualmente, a equipe de agentes de endemias é formada por 14 profissionais divididos em trabalhos de campo, além da profilaxia (investigação) da raiva em pessoas agredidas por animais,  e na detecção da doença em localidades específicas.

“Fazemos um monitoramento constante, uma vez que vivemos em uma região com muita fauna e flora, áreas propícias para os animais silvestres, que são alvo e sinalizadores de doenças como raiva e febre amarela. Muitas pessoas ainda não têm o hábito de manter uma rotina de vacinação em seus animais e isso é um problema”, explicou.

Para atender as demandas da população que muitas vezes não tem acesso aos locais de vacinação ou não sabem onde as equipes do município de Lauro de Freitas operam, o CCZ realiza ações itinerantes em eventos de saúde, comunidades, condomínios de pequeno, médio e grande porte.

“A gente começou a trabalhar assim por entendemos que temos um público que ainda desconhece o serviços e um número impreciso de animais na cidade. Além disso, estamos focados em capacitar profissionais e levar para as escolas e associações o Programa de Educação em Endemias, para orientar no controle e combate das arboviroses, que são zika, dengue, Chikungunya e outras endemias graves e zoonoses como a própria raiva, esquistossomose e leishmaniose por exemplo”.

Como forma de oferecer uma maior cobertura, com atendimentos em domicílio, o CCZ disponibiliza um contato com o público através do número 3288-8912, para que a população solicite atendimentos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo órgão. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h. 

A sede do CCZ fica na Rua José Leite, nº 90, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.


POSTOS DE VACINAÇÃO:


CCZ –Centro de Controle de Zoonoses – Caji, de segunda a sexta-feira,

Itinga: às segundas-feiras, em frente ao Shopping Dez

Joquei Clube: às terças-feiras, em frente ao PS Chafariz e na Escola Enoque Amaral 

Portão: às quartas-feiras, nas USF Irmã Dulce e Vila Nova de Portão

Centro: às quintas-feiras, no P.A. Nelson Barros 

Vida Nova: às sextas-feiras, Posto de Saúde Vida Nova

Os postos atendem das 9h às 14h.



Fonte: ASCOM PMLF

Nenhum comentário:

Postar um comentário