
Abraço simbólico ao Rio Ipitanga
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Lauro de Freitas lançou o “Cuidando da Memória”, em solenidade na Concha Acústica Roger Batera, localizada no Centro, com foco de salvaguardar a importância ambiental do Rio Ipitanga e a preservação das pertenças ancestrais de matriz indígena no território municipal. A ação contou com a participação da cantora Margareth Menezes, Representantes do Poder Legislativo, Sociedade Civil e artistas locais.
O evento aconteceu na data em que está sendo proposta através de projeto de Lei em tramitação no Legislativo Municipal, a Memória do Rio Ipitanga e o Povo Ipitanguense, como eram classificados os habitantes da atual Lauro de Freitas, principalmente pelo poeta Tude Celestino de Souza, que foi um defensor da cultura, povo original e do próprio Rio. A filha do poeta Tina Tude, ativista da memória de pertenças e ancestralidade local comemorou a iniciativa. “Hoje consolida-se o primeiro passo pela recuperação da identidade ‘Ipitanguense’ e que por nascimento pertence ao povo de Lauro de Freitas”, explica.
O Ipitanga guarda a referência, a identidade, e a memória da sociedade laurofreinteses. Essa homenagem é um momento de sensibilização pela consciência ambiental, respeito ao nascedouro da cidade e de todos os povos que habitaram, que habitam e que habitarão aqui.
A ação teve ampla repercussão na imprensa local e externa, tendo cobertura de sites e blogues de notícias como o Bocão News, TV e Rádio Cultura, TV Herança Cultural de Lauro de Freitas dentre outras mídias.



Tina Tude, ativista da memória de pertenças e ancestralidade local comemorou a iniciativa.
Por Ricardo Vieira
Fonte: AGECOM-PMLF
Nenhum comentário:
Postar um comentário